ASSÉDIO MORAL OU SADOMASOQUISMO NO TRABALHO: CONTRIBUIÇÕES PSICANALÍTICAS PARA O DEBATE DE UM PROBLEMA JURÍDICO TRABALHISTA

  • Dorothee Susanne Rüdiger

Resumo


O assédio moral no trabalho, hoje, ocorre em categorias profissionais inteiras. Atingindo o cerne da relação de trabalho, serve como instrumento de aumento da lucratividade da empresa. Propomos contextualizar historicamente o assédio moral apresentando contribuições da psicanálise lacaniana para averiguar as questões subjetivas inconscientes do assédio. A hipótese é a presença do sadomasoquismo e de uma satisfação paradoxal pós-moderna no trabalho que exigem a reinvenção coletiva dos laços socais no trabalho.


Palavras Chaves: Direito e Psicanálise. Direito do trabalho. Meio ambiente do trabalho. Assédio moral. Sadomasoquismo moral.



 

Publicado
2017-06-12
Como Citar
SUSANNE RÜDIGER, Dorothee. ASSÉDIO MORAL OU SADOMASOQUISMO NO TRABALHO: CONTRIBUIÇÕES PSICANALÍTICAS PARA O DEBATE DE UM PROBLEMA JURÍDICO TRABALHISTA. Direito e Desenvolvimento, [S.l.], v. 7, n. 2, p. 43 - 56, jun. 2017. ISSN 2236-0859. Disponível em: <https://periodicos.unipe.br/index.php/direitoedesenvolvimento/article/view/316>. Acesso em: 25 nov. 2017.
Seção
TEMÁTICA: Direitos Sociais e Desenvolvimento