Informação jornalística, sociedade e fake news
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Palavras-chave

Fake news
jornalismo de serviço
economia comportamental
disseminação
tecnologia

Como Citar

Cavalcante Vieira, A. B., & LÔBO GOMES, F. (2025). Informação jornalística, sociedade e fake news: perspectivas econômicas e comportamentais sobre a desinformação à luz do direito. Direito E Desenvolvimento, 16(2). https://doi.org/10.26843/direitoedesenvolvimento.v16i2.1694

Resumo

A pesquisa utilizou o método dedutivo-lógico, posto que parte da ideia geral de disseminação das fake news, para, após a análise jurídico-teórica, averiguar pela via qualitativa a contribuição do jornalismo de serviço como ferramenta apta a evitar o espalhamento. Foi analisado como a economia comportamental explica as razões pelas quais o modo humano de pensar é propício a abraçar uma fake news. Com o uso da doutrina especializada e artigos acerca da temática como fontes imediatas jurídico-formais, buscou-se analisar o cenário tecnológico hodierno e dimensionar o problema diante do espectro tecnológico atual.

https://doi.org/10.26843/direitoedesenvolvimento.v16i2.1694
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