Resumo
A necessidade de acelerar e aperfeiçoar os processos construtivos da construção civil, induz os agentes envolvidos buscar novos métodos que auxiliem no maior desempenho dos materiais utilizados. Este artigo objetiva analisar a viabilidade da implantação do método de projeção de argamassas e gesso para revestimento interno, comparada com o revestimento aplicado manualmente, considerando produtividade e custo, bem como a qualidade construtiva de cada método. O comparativo foi realizado numa edificação vertical na cidade de João Pessoa – PB. O processo de projeção da argamassa mista trouxe significativos ganhos de eficiência, se comparado aos demais processos estudados, uma vez que mesmo associado a um custo final maior, destacou-se por apresentar um bom acabamento final e maior área revestida no mesmo tempo. Verificou-se também os procedimentos necessários para emprego dos equipamentos utilizados no revestimento projetado e manual. A partir dos resultados obtidos, foi possível a escolha do revestimento interno a ser utilizado na edificação vertical.
Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT. NBR 7200: Execução de revestimento de paredes e tetos de argamassas inorgânicas - Procedimento. Rio de Janeiro, 1998.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT. NBR 13207: Gesso para construção civil. Rio de Janeiro, 1994.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT. NBR 13281: Argmassa para assentamento e revestimento de paredes e tetos - requisitos. Rio de Janeiro, 2005.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT. NBR 13528: Revestimento de paredes e tetos de argamassas inorgânicas - Determinação da resistência de aderência à tração. Rio de Janeiro, 2010.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT. NBR 13529: Revestimento de paredes e tetos de argamassas inorgânicas. Rio de Janeiro, 2013.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT. NBR 13749: Revestimento de paredes e tetos de argamassas inorgânicas - Especificação. Rio de Janeiro, 2013.
BAÍA, Luciana Leone Maciel; SABBATINI, Fernando Henrique. Projeto e Execução de Revestimento de Argamassa. São Paulo: O Nome da Rosa, 2000.
BERTOLINI, Luca. Materiais de Construção: patologia, reabilitação, prevenção. São Paulo: Oficinas de Textos, 2006.
GUIMARÃES, José Epitácio Passos. A Cal Fundamentos e Aplicações na Engenharia Civil. São Paulo: Pini, 1998.
YAZIGI, Walid. A Técnica de Edificar. 14. ed. São Paulo: Pini, 2014.