Discussões sobre análise analítica da trajetória de equilíbrio de estruturas de barra simples sujeitas a grandes deslocamentos: uma abordagem energética
capa
Túlio Raunyr Cândido Felipe
Universidade de São Paulo (USP)
Kaliel Gomes Andrade
Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ)
Rodolfo Baculle Januário
Universidade Brasil
Marcos Antônio Simões
Universidade Brasil
PDF

Palavras-chave

Descrição Langrangeana Total
Método da energia mecânica
Não linearidade geométrica

Como Citar

Felipe, T. R., Andrade, K., Januário, R., & Simões, M. (2018). Discussões sobre análise analítica da trajetória de equilíbrio de estruturas de barra simples sujeitas a grandes deslocamentos: uma abordagem energética. Revista InterScientia, 6(2), 30-39. https://doi.org/10.26843/interscientia.v6i2.883

Resumo

O objetivo deste trabalho é avaliar e debater sobre a trajetória de equilíbrio não linear geométrico de estruturas formadas por elementos de barras simples via método da energia mecânica. Para tal, os potenciais de energias são escritos em função das posições nodais dos elementos. Ademais, é empregado uma descrição Lagrangeana Total para deduzir a energia de deformação em termos das posições nodais. Consequentemente, são avaliados dois problemas estáticos sem dissipação de energia para validar a abordagem proposta. Por fim, conclui-se que em regime de deslocamentos moderados a grandes deve-se realizar uma análise não linear geométrica para mensurar a estabilidade da estrutura com relação aos pontos limites que apareceram na sua trajetória de equilíbrio.

PDF

Referências

BONET, J.; WOOD, R. D. Nonlinear continuum mechanics for finite element analysis. Cambridge: Cambridge university press, 2008.

CODA, H. B. O método dos elementos finitos posicional: sólidos e estruturas – não linearidade geométrica e dinâmica. São Carlos: EESC-USP, 2018.

CRISFIELD, M. A. Non-linear finite element analysis of solids and structures - essentials. Chichester, England: John Wiley & Sons, 1991.

PROENÇA, S. P. B. Análise não linear de estruturas (Notas de Aulas). São Carlos, 2016.

OGDEN, R. W. Non-linear elastic deformations. New York: Dover, 1984.
Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Downloads

Não há dados estatísticos.