Las transiciones entre educación y trabajo: marcos teóricos y perspectivas para la educación de jovenes y adultos
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Palavras-chave

transições educação e trabalho
educação de adultos
aprendizagem ao longo da vida

Como Citar

Diniz, A. V. S. (2016). Las transiciones entre educación y trabajo: marcos teóricos y perspectivas para la educación de jovenes y adultos. Revista InterScientia, 2(3). Recuperado de https://periodicos.unipe.br/index.php/interscientia/article/view/86

Resumo

As transições entre educação e trabalho são um capítulo relevante na sociologia que estuda o curso da vida. No âmbito educativo é crescente, ao longo de toda Europa e também no Brasil, o estudo sobre transições à vida ativa, transições entre a escola e o trabalho (TET), transições profissionais e, também, as transições entre educação e trabalho. Em uma sociedade em que os papéis sociais de educação e do trabalho são cada vez mais cambiantes e complexos, compreender os sentidos atribuídos pelos sujeitos adultos a estes campos, no contexto da aprendizagem ao longo da vida, torna-se uma relevante condição acadêmica que permite apresentar contribuições mais significativas à formulação de políticas educacionais dirigidas para o trabalho e para a cidadania. Frente à necessidade de compreender os itinerários educativos construídos pelos sujeitos adultos no curso da vida para enfrentar o mundo laboral, os diferentes tipos de transições à vida adulta que experimentaram, a partir da combinação da experiência educativa e do tipo de inserção no mundo do trabalho que desenvolveram, assim como suas formas de vinculação ou revinculação ao educativo na adultez, toma-se como propósito deste texto aprofundar o conceito de transições educativas e apresentar três modelos teóricos de análise destas transições sob uma perspectiva
biográfica. De um ponto de vista teórico, adotamos os estudos de Casal (1999, 2006), de Cardenal (2006), de Alheit e Dausien (2007). Este trabalho é um fragmento da tese doutoral desenvolvida na Universidade de Valência (Espanha), no ano 2010, sobre as transições biográficas formativo-profissionais de sujeitos adultos do Brasil e da Espanha. Conclui-se enfatizando o caráter individual e social das transições frente aos dilemas educativos e laborais a que se enfrentam os sujeitos adultos nesta etapa da vida.

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