Reflexões sobre as representações sociais de saúde e doença para crianças
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Palavras-chave

representação social
saúde
doença
infância

Como Citar

Colussi, C. B., & Coêlho, A. E. L. (2016). Reflexões sobre as representações sociais de saúde e doença para crianças. Revista InterScientia, 2(3). Recuperado de https://periodicos.unipe.br/index.php/interscientia/article/view/81

Resumo

O entendimento das representações de saúde e doença para as crianças é necessário e imprescindível para a elaboração de programas de saúde que satisfaçam suas necessidades, uma vez que as crianças desenvolvem um entendimento próprio sobre o tema. As respostas das crianças em relação à saúde e às doenças se baseiam em suas experiências pessoais e na influência da família, da escola e dos meios de comunicação. De modo geral, para as crianças, a doença mostra-se relacionada ao impedimento ou limitação das atividades que gostam ou que fazem parte de seu cotidiano.
No entanto, além de sensações negativas, as crianças também descrevem aspectos positivos, como a possibilidade de assistir televisão ou vídeos, ganhar doces e brinquedos, receber visitas e atenção. Em relação a melhora, as crianças apontam para a utilização de métodos convencionais como o uso de medicação, mas também para métodos alternativos, tais como ingestão
de chá, repouso e mudanças na alimentação. Quanto à prevenção, a alimentação saudável e a prática de exercícios físicos são mencionadas como as categorias mais importantes. Desta forma, conclui-se que a elaboração de programas de prevenção voltados à infância deve basear-se no entendimento das crianças sobre o processo saúde-doença.

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