As concepções de mulheres do sudoeste baiano sobre a maternidade na contemporaneidade
PDF

Palavras-chave

maternidade
gravidez
relações mãe-filho
feminismo
identidade de gênero

Como Citar

Reis, L. A. dos, Souzas, R., & Marinho, M. dos S. (2016). As concepções de mulheres do sudoeste baiano sobre a maternidade na contemporaneidade. Revista InterScientia, 2(2), 38–55. Recuperado de https://periodicos.unipe.br/index.php/interscientia/article/view/70

Resumo

Objetivos: Identificar e compreender a visão da maternidade no contexto do sudoeste baiano. Métodos: Trata-se de uma pesquisa exploratório-descritiva com abordagem qualitativa. Para a coleta de dados realizouse uma entrevista, usando-se um formulário semiestruturado e um roteiro temático. Foram entrevistadas, aleatoriamente, 10 mulheres, mães, com idade entre 23 e 48 anos. Todas as entrevistas foram gravadas e transcritas na íntegra. Em seguida, os textos resultantes foram submetidos à análise do discurso de acordo com as seguintes categorias: A mulher contemporânea considera a maternidade como um dos fundantes do feminino; significado das repercussões e transformações de uma gestação que influenciaram em sua identificação como mãe; a tendência da mulher contemporânea em adiar sua maternidade para garantir a busca de uma realização profissional, e a nova visão de conjugalidade entre homem e mulher: compartilhamento de tarefas.
Resultados: Nossos resultados apontam para o fato de que, apesar de novas possibilidades terem sido abertas para as mulheres, ainda prevalece, em nosso contexto de estudo e análise, antigas visões que associam a realização da mulher, obrigatoriamente, com a maternidade. Conclusões: É possível perceber que a valorização da maternidade é muito forte. Deste modo, novos arranjos são realizados para que a maternidade seja contemplada no percurso de vida das mulheres, ou seja, a mulher de hoje incorporou novos e distintos papéis sem, contudo, abrir mão do ideal moderno da maternidade.

PDF

Downloads

Não há dados estatísticos.