Bibliotecas digitais como dispositivos de inclusão digital/social: estudo com professoras de Escola Pública de João Pessoa/PB
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Palavras-chave

biblioteca digital
inclusão digital/social
educação

Como Citar

Lima, I. F. de. (2016). Bibliotecas digitais como dispositivos de inclusão digital/social: estudo com professoras de Escola Pública de João Pessoa/PB. Revista InterScientia, 2(1), 145–170. Recuperado de https://periodicos.unipe.br/index.php/interscientia/article/view/64

Resumo

Reflete sobre as bibliotecas digitais como um dispositivo de inclusão e sua contribuição para a educação. A biblioteca, na sua forma tradicional, surgiu na Grécia e evoluiu para o formato digital, tornando-se o resultado de um processo gradual e evolutivo do uso cada vez mais crescente do computador. A Biblioteca Digital Paulo Freire (BDPF) foi construída objetivando disponibilizar os pressupostos filosóficos, sociológicos e pedagógicos do pensamento freireano, buscando cumprir o papel de disseminadora do conhecimento gerado por Paulo Freire. Metodologicamente, recorreu-se à abordagem quanti-qualitativa, para tornar viável a proposta. Em vários momentos, utilizou-se uma mescla de instrumentos para efetivar a coleta de dados, buscando atender às expectativas da pesquisa. Conclui que o posicionamento das professoras-aprendentes permite avaliar a BDPF como dispositivo adaptável, que promove a visualização global do conteúdo freireano em múltiplos formatos e oferece mecanismos de recuperação desse conteúdo de modo consistente.

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