Risco de quedas em idosos: comparação entre a Fall Risk Store de Dowton e o teste de Timed Up And Go Test
PDF

Palavras-chave

idoso
queda
risco
avaliação

Como Citar

Reis, L. A. dos, Nunes, N. S. de O., & Flôres, C. M. R. (2016). Risco de quedas em idosos: comparação entre a Fall Risk Store de Dowton e o teste de Timed Up And Go Test. Revista InterScientia, 1(3), 28–38. Recuperado de https://periodicos.unipe.br/index.php/interscientia/article/view/45

Resumo

O estudo tem como objetivo avaliar o risco de quedas e realizar a comparação entre dois instrumentos de avaliação em idosos participantes de grupos de convivência. Trata-se de um estudo exploratório descritivo com abordagem quantitativa realizado em grupos de convivência de idosos, com amostra de 80 idosos. Para realização da pesquisa, foi utilizado um questionário contendo questões sociodemográficas e de saúde, a Escala Fall Risk Score de Dowton e o Teste Timed Up and Go (TUG). Os dados foram analisados por meio da análise estatística descritiva e aplicação da Correlação de Spearman. Com a aplicação do Fall Risk Score de Dowton, contatou-se que 94,0% dos idosos apresentavam risco alto para queda. Em relação ao Timed Up and Go Test (TUG)
verificou-se a média de 95,0% dos idosos classificados como baixo risco. Com a aplicação da Correlação de Spearman entre o Fall Risk Score de Dowton e o Timed Up and Go Test (TUG) observou-se que houve valores significativos negativos de correlação (r =-0,055). Diante dos resultados apresentados constatou-se que os idosos avaliados apresentaram alto risco para quedas pela Fall Risk Score de Dowton e baixo risco de quedas no Timed Up and Go Test e que houve correlação negativa entre as escalas.

PDF

Downloads

Não há dados estatísticos.