A influência das escolhas contábeis na carga tributária de empresas da construção civil

  • Arlly de Sousa Costa
  • Josedilton Alves Diniz

Resumo

As escolhas contábeis constituem uma alternativa para equalizar a carga tributária, como vistas ao alcance dos objetivos e para otimização do desempenho da empresa. Assim, a contabilidade colabora como um instrumento que fornece as informações necessárias para que seja desenvolvida a economia tributária. Este trabalho se propõe discutir, sob as perspectivas da influência das escolhas contábeis tais como: métodos de depreciação acelerada, Juros sobre o capital próprio, Reorganização societária, Incentivos fiscais federais na carga tributária das organizações da construção civil. A finalidade deste trabalho é de direcionar, identificar e analisar a relevância das escolhas contábeis na carga tributária das empresas da construção civil listada na BM&FBOVESPA. Para isso, utilizaram-se os dados das demonstrações financeiras publicadas, relatórios da administração e notas explicativas das empresas da construção civil para identificar, analisar e calcular a carga tributária a partir da Demonstração do Valor Agregado - DVA, bem como da Effective Tax Rate – ETR (Taxa Tributária Efetiva), calculado mediante os dados da Demonstração do Resultado do Exercício – DRE, realizou-se uma pesquisa descritiva com dados de origem documental, de natureza qualitativa e quantitativa, utilizando dados das empresas da construção civil listada na BM&FBOVESPA. Os resultados revelaram que as empresas que utilizam escolhas contábeis obtiveram um impacto positivo e significativo, ou seja, uma carga tributária menor. Assim, na amostra
estudada revelou que quanto maior o número de práticas de escolhas contábeis de otimização tributária as empresas adotarem, menor será sua carga tributária.

Como Citar
COSTA, Arlly de Sousa; DINIZ, Josedilton Alves. A influência das escolhas contábeis na carga tributária de empresas da construção civil. Revista InterScientia, [S.l.], v. 3, n. 2, dez. 2015. ISSN 2317-7217. Disponível em: <https://periodicos.unipe.br/index.php/interscientia/article/view/17>. Acesso em: 25 nov. 2017.
Seção
Artigos