A DIDÁTICA COMO ELEMENTO CONSTRUTIVO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA
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Palavras-chave

Didática. Ensino-Aprendizagem. Geografia.

Como Citar

WELLCKER, J. C. (2023). A DIDÁTICA COMO ELEMENTO CONSTRUTIVO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA. Revista InterScientia, 9(01), 1–10. https://doi.org/10.26843/interscientia.v1i01.1641

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar a importância do papel da didática como um elemento construtivo do processo ensino-aprendizagem no ensino da geografia. Esse trabalho introduz as diferentes abordagens teóricas das várias correntes do estudo da geografia ao longo dos anos no Brasil. Para tanto, procuramos descrever suscintamente as transformações ocorridas no processo de ensino aprendizagem da geografia e as transformações ocorridas e como elas se mostram em suas diversas fases. Para fundamentação teórica deste trabalho, Igor Antônio Gomes Moreira (1982), onde ele coloca a importância do ensino da Geografia ressaltando que a mesma deve inserir nos alunos uma postura crítica diante da realidade, comprometida com o homem e a sociedade, condição necessária para transformar a sociedade. Outra fonte utilizada foi “A Didática em Questão”, de Vera Maria Candau (1999), onde ela analisa o papel conservador e reprodutor do sistema educacional; os livros Paulo Freire “Educação e Mudança” (1979) e “Pedagogia da Autonomia” (1996), onde ele destaca a importância da interlocução e mediação do professor ao longo do processo de mediação e orientação vinculadas as etapas da reconstrução do conhecimento como eixo principal. Utilizamos outros autores não menos importantes como fonte neste trabalho. Apresentamos as principais tendências pedagógicas com seus aspectos conceituais e temporais, para que se possa situar sua prática nas concepções referenciadas, sempre com foco no ensino da geografia. Desenvolvemos uma análise do ensino de Geografia e as principais contribuições dos Parâmetros para o ensino da disciplina, resultando em diversas abordagens para ampliar as possibilidades da aprendizagem dos alunos na construção de uma formação consciente, cidadã, crítica e reflexiva.

 

https://doi.org/10.26843/interscientia.v1i01.1641
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