A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA POLÍTICA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
PDF

Palavras-chave

Educação inclusiva. direitos. pessoa com deficiência.

Como Citar

ANDRADE, D. S. (2023). A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA POLÍTICA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: desafios e possibilidades. Revista InterScientia, 9(01), 28–56. https://doi.org/10.26843/interscientia.v9i01.1639

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo geral analisar a importância da legislação de educação inclusiva como ferramenta no auxílio de inclusão de crianças com necessidades especiais no sistema escolar; e objetivos específicos: conhecer as possibilidades e desafios encontrados pelos profissionais de educação durante o processo inclusivo; compreender as problemáticas encontradas por familiares de crianças, com deficiência durante o processo inclusivo. Para isso se utilizou do tipo de pesquisa bibliográfica, a qual se utiliza de livros e revistas e outras fontes em meio impresso e digital. Foi discutido que a pessoa com deficiência ao longo do tempo sofreu preconceito e discriminação, porém ao longo dos anos diversos direitos foram garantidos como o direito a educação inclusiva. Apesar dos direitos conquistados e do avanço nas leis, observa-se que ainda existe desafios e dificuldades no processo de educação inclusiva, como por exemplo, o acesso ao espaço físico adequado e as condições necessárias para garantir a inclusão no processo educacional dessas pessoas.

https://doi.org/10.26843/interscientia.v9i01.1639
PDF

Downloads

Não há dados estatísticos.