Resumo
Na transição do século XIX para o XX, as cidades vivenciaram impactos urbanísticos que afetaram não só a paisagem urbana, mas os costumes e o cotidiano dos seus habitantes. Esses impactos atingiram desde os maiores e mais dinâmicos centros urbanos do mundo, como também pequenas províncias e vilarejos do território brasileiro. O transporte ferroviário foi um dos principais causadores desses impactos de novas conformações urbanas e o fio condutor de grandes tecnologias outrora inalcançáveis em determinadas regiões, como é o caso do interior paraibano brasileiro, onde ele deteve por muito tempo uma grande importância na dimensão econômica, social e política, desenvolvendo uma nova estrutura nas cidades, transformando significativamente a vida social, tanto nas cidades contempladas, quanto regiões adjacentes.
O presente artigo faz parte da pesquisa de mestrado em andamento intitulada “Tá Ouvindo o trem? A Reapropriação do patrimônio ferroviário nas feiras da Paraíba: O caso de Itabaiana”, desenvolvida pelo aluno Ricardo Lira Silva na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Seu objetivo principal é analisar a influência do transporte ferroviário no desenvolvimento das cidades paraibanas após a sua implantação e como ele contribuiu para o desenvolvimento das cidades do interior do estado da Paraíba.