Resumo
Com o objetivo de analisar a influência que o ambiente construído exerce no desenvolvimento escolar infantil, este trabalho introduziu uma revisão bibliográfica acerca desse tema e realizou uma pesquisa de campo na escola montessoriana de educação infantil Bem-me-Quer, localizada em Recife-PE, visto que seu princípio metodológico apresenta uma relação direta entre ambiente e aprendizado. Foram analisadas duas turmas de faixas etárias diferentes (2 a 3 anos e 4 a 5 anos), avaliando o papel do Ambiente Preparado no processo de desenvolvimento cognitivo dos alunos, através da análise da estrutura física da escola, observações comportamentais e percepções e opiniões de seus usuários, anotadas com o auxílio de fotografias e entrevistas. Pôde-se observar que nesses espaços os alunos exercitavam sua autonomia manuseando livremente os equipamentos para realizar suas atividades sozinhos, concluindo, portanto, que o projeto de interiores, quando alinhado a um método pedagógico desse tipo, promove a autoconfiança e a segurança da criança dentro do ambiente escolar e estimula a sua exploração, contribuindo para seu desenvolvimento pleno.