Estudo dos atributos para escolha de um supermercado na percepção dos clientes
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Palavras-chave

Supermercado
Pesquisa de Marketing
Atributos Supermercadista
Comportamento do Consumidor

Como Citar

Azevedo, I. de M., Alcântara, T. C. R. de, Gouveia, G. B. de C., Goes, G. V. V. de, Geraldo, M. B. G., & Bezerra, J. A. A. (2022). Estudo dos atributos para escolha de um supermercado na percepção dos clientes. Revista InterScientia, 8(1). https://doi.org/10.26843/interscientia.v8i1.1201

Resumo

Os supermercados são uma ferramenta inovadora para comercialização de mercadorias no varejo que surgiu no início do século XX. Inicialmente desenvolvido como uma forma de comercialização para baratear mercadorias, portanto, sua proposta única atraia clientes a fim de economizar. Hoje, este empreendimento forma um verdadeiro conglomerado detentor de capital e nem sempre atrai o cliente por ser um ambiente para economia. O presente estudo tem por objetivo identificar quais são as variáveis relevantes para a escolha do supermercado na percepção dos consumidores. O processo metodológico foi delineado por uma pesquisa qualitativa com 12 clientes, na forma de entrevista semiestruturada em profundidade, e quantitativa com uma pesquisa descritiva – guiada pelo desenvolvimento e aplicação de um instrumento estruturado; com 202 respondentes. Os resultados mostraram que o instrumento desenvolvido é válido, confiável e a amostra foi suficiente (Alfa de Cronbach de 0,945; KMO >0,8). Identificou-se que os clientes do setor supermercadista percebem que têm algumas atitudes que vão além da busca por preço, e auxiliam na escolha do supermercado. Eles comparam supermercados considerando higiene, limpeza, conforto. Dão importância ao atendimento recebido, e usam pouco as redes sociais para informações, dentre outras características. Por fim, os supermercados que nasceram com uma proposta de propor preços baixos, devem considerar atributos que estão além desta variável, em alguns casos e segmentos de clientes, é possível que variáveis como higiene, atendimento e conforto sejam mais relevantes.

https://doi.org/10.26843/interscientia.v8i1.1201
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