A experiência do usuário no contexto da arquitetura da informação pervasiva

  • Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti
  • Ana Maria Jensen Ferreira da Costa Ferreira
  • Caio Saraiva Coneglian
  • Henry Poncio Cruz de Oliveira

Resumo

O advento da World Wide Web veio contribuir para a aproximação do homem com os acontecimentos mundiais e assim, com o aumento das informações digitais surgiu um novo paradigma, responsável pela ansiedade de informações que passaram a permear o cotidiano das pessoas. Em qualquer lugar ou espaço de tempo é possível gerar, gerir, manipular, armazenar e distribuir informações via Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Assim, têm sido utilizadas diferentes formas de divulgar uma mesma informação procurando satisfazer as expectativas de usuário. Porém, percebe-se que não é tão simples desenhar um ambiente informacional, principalmente quando se trata de ambiente Web, pois, é necessário estar atento às características de usabilidade, acessibilidade e credibilidade da informação afim de que esta possa ser compreendida, recuperada acessada e utilizada. O objetivo dessa pesquisa bibliográfica e analítica foi identificar as formas de apresentação de produtos e serviços em diferentes ambientes e tecnologias e refletir como a Arquitetura da Informação Pervasiva se manifesta nesse contexto. Nesse sentido, no âmbito da Arquitetura da Informação é possível identificar regras e diretrizes para acompanhar o ciclo da informação, desde a organização, navegação e busca. Vale considerar que a Ciência da Informação como disciplina ligada ao armazenamento, descrição, representação, organização e recuperação da informação pode contribuir e fornecer suporte para as linhas de pesquisas, da Arquitetura da
Informação, a Experiência de Usuário e Arquitetura da Informação Pervasiva. É possível perceber que com o avanço das TIC e novos comportamentos dos usuários, as características de pervasividade e ubiquidade estão cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas e a responsividade busca solucionar o acesso das informações em diferentes tecnologias.

Como Citar
VIDOTTI, Silvana Aparecida Borsetti Gregorio et al. A experiência do usuário no contexto da arquitetura da informação pervasiva. Revista InterScientia, [S.l.], v. 3, n. 2, dez. 2015. ISSN 2317-7217. Disponível em: <https://periodicos.unipe.br/index.php/interscientia/article/view/12>. Acesso em: 21 set. 2017.
Seção
Artigos