Oferta e utilização de consultas e procedimentos especializados na policlínica da região de saúde de Jequié-BA
Samuel Santos Souza
Faculdade de Tecnologia e Ciências
Rodrigo Mascarenhas Souza
Faculdade de Ciências e Tecnologia – FTC Jequié
http://orcid.org/0000-0002-4139-4769
Adriana Alves Nery
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
http://orcid.org/0000-0002-1093-1437
Alba Benemérita Alves Vilela
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB.
http://orcid.org/0000-0002-1187-0437
Ismar Eduardo Martins Filho
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB.
http://orcid.org/0000-0002-1013-6951
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Palavras-chave

Regionalização
Planejamento em saúde
Policlínicas
Sistema Único de Saúde
Absenteísmo

Como Citar

Souza, S., Souza, R., Nery, A., Vilela, A. B., & Filho, I. E. (2022). Oferta e utilização de consultas e procedimentos especializados na policlínica da região de saúde de Jequié-BA. Revista InterScientia, 8(1). https://doi.org/10.26843/interscientia.v8i1.1110

Resumo

Objetivo: apresentar a política de regionalização adotada pelo governo do estado da Bahia, com a implantação das Policlínicas Regionais de Saúde como instrumento deste processo, e discutir a experiencia da Policlínica da Região de Jequié, no que se refere aos serviços ofertados, acesso dos usuários e absenteísmo. Metodologia: é um estudo descritivo, com abordagem quantitativa realizado com dados da Policlínica de Jequié – Ba, e gerida pelo consórcio público interfederativo de saúde da região de Jequié. Os dados analisados são secundários, disponibilizados pela gestão da policlínica em julho de 2019, referente às consultas e procedimentos realizados no ano de 2018. Resultados: foram ofertadas cerca de 41.692 consultas e 42.269 procedimentos especializados no ano de 2018, sendo que 32,7% das consultas e 42,2% dos procedimentos ficaram ociosos. Conclusão: verificou-se a importância que as Policlínicas têm assumido na oferta de serviços de média e alta complexidade aos seus municípios consorciados. No entanto, o número de serviços ociosos gera prejuízo aos usuários que não conseguem acesso, além de um prejuízo financeiro aos municípios que pagam por serviços que se perdem. As causas para o absenteísmo não foram passíveis de identificação neste estudo.

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