O docente como promotor da educação ambiental por meio da conduta diária no ambiente escolar
Flávia Francisco Ramos de Almeida
Rede Municipal de Navegantes-SC
Ana Isabela Mafra
Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
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Palavras-chave

Educação ambiental
Metodologias
Sensibilização

Como Citar

Almeida, F., & Mafra, A. (2019). O docente como promotor da educação ambiental por meio da conduta diária no ambiente escolar. Revista InterScientia, 7(2), 146-159. https://doi.org/10.26843/interscientia.v7i2.1032

Resumo

A propagação da Educação Ambiental é uma necessidade global diante de tantos impactos ambientais negativos e deve ser inserida de forma transversal no currículo nas práticas de ensino-aprendizagem, de forma intencional e objetiva, para sensibilização das mudanças de hábitos. O docente deve envolver alunos e demais componentes das unidades escolares em projetos de sustentabilidade, de forma organizada e contextualizada. O objetivo da pesquisa foi analisar as metodologias que um docente de terceiro ano do ensino fundamental do município de Navegantes-SC trabalha a educação ambiental com seus alunos, sendo que a metodologia adotada foi a de pesquisa-ação, com questionários para os alunos e para a professora, além de análise do plano de ensino, entregue à direção escolar, com a intenção de comparar se de fato é promovido atividades que estimulam e sensibilizam para que haja a diminuição na degradação ambiental. Os resultados apresentados foram positivos, pois não ocorreu contradição das afirmações do docente que enfatizou que realiza muitas aulas de educação ambiental comparado às entrevistas dos alunos. Porém apesar da docente parecer se importar com as questões ambientais, infelizmente não foi encontrado conteúdo ou atividade sobre Educação Ambiental no plano anual, notando o descaso com o tema que é transversal e deve estar presente nesse documento, que é norteador para todas as aulas do ano. A pesquisa comprova que há falha no sistema de ensino quanto à visão que se tem em sensibilizar o ser humano, por não se cobrar uma continuidade no tema Educação Ambiental de forma abrangente e interdisciplinar.

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