Submissões
O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • Declaração de que todos os autores tenham lido e aprovado a versão a ser apresentada.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.

Diretrizes para Autores

A Revista Inova Salus aceita submissões de artigos em Português e Inglês, que serão disponibilizados em formatos HTML e PDF no site: https://periodicos.unipe.br/index.php/inovasalus

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

Políticas de Seção

Artigos Originais: trabalhos de pesquisa com resultados inéditos e que agreguem valores à área de inovação em saúde, com no máximo, 15 laudas.

Artigos de Revisão: são textos críticos destinados a englobar os conhecimentos a partir de literaturas disponíveis sobre determinado tema, baseados em uma bibliografia pertinente, crítica e sistemática, acrescido de análise e conclusão, com no máximo, 12 laudas. As metanálises são incluídas nesta categoria.

Relato de Experiência: destinados a descrever analiticamente a experiência decorrente da aplicação da tecnologia da informação e comunicação nas diferentes áreas da saúde e do ensino, limitada a 8 laudas.

Atualização: destinados a abordar informações atuais sobre temas de interesse da área, potencialmente investigativos, com no máximo, 5 laudas.

Resenhas: revisão crítica da literatura científica publicada em livros, orientando o leitor, em uma lauda, quanto às suas características e usos potenciais. Deve conter a referência completa do trabalho comentado.

Comunicações breves: são artigos curtos que permitem que os autores apresentam as suas observações, os primeiros resultados dos estudos em curso, dados descritivos ou observações de casos ou experiências e análise de alguns fatos ou problema com base em seus conhecimentos.

Cartas ao Editor: destinadas a comentários de leitores sobre trabalhos publicados na Revista, podendo expressar concordância ou discordância com o assunto abordado. O tamanho máximo é de 500 palavras, incluindo o máximo de seis referências.

Informes: são textos informativos que você deseje publicar.

Informes Técnicos: descrever o processo, os progressos ou resultados de investigação científica ou técnica ou o estado de um problema de investigação científica ou técnica. Também pode incluir recomendações e conclusões da investigação, limitada a 2 laudas.

Regras para submissão de artigos
Todas as submissões de manuscritos deverão ser feitas por meio do Sistema Eletrônico de Editoração da Revista. A Inova Salus aceita submissões de manuscritos escritos nos idiomas português e inglês. Antes de submeter seu manuscrito, recomendamos a leitura das normas adotadas expostas abaixo. Estas normas são semelhantes às adotadas pelos principais periódicos científicos. Somente manuscritos que respeitarem estas normas serão aceitos para avaliação.

Item 1 - O ARTIGO

Título do Manuscrito
O título no idioma original do manuscrito (português ou inglês) deve ser conciso e representativa da temática abordada; O título deve estar nas 2 versões (Português e Inglês), contendo no máximo 15 palavras; O título do artigo deve ser escrito por extenso sem abreviações;

Autores/ Titulações
Autores: O número de autores e suas titulações são de no máximo seis. A titulação é o cargo mais alto e permanente do Autor.
Exemplo: Professsor Titular (obs: Diretor, Chefe, Coordenador não é considerado como cargo permanente) do (Departamento), (Universidade) – (sigla), (cidade) (Estado), (País). Informar o nome do autor correspondente e e-mail para contato.
Informar se cada um dos autores possui currículo registrado na plataforma Lattes do CNPq (Brasil National Research Council).

Resumo
Deverão estar em 2 versões (Português e Inglês), contendo no máximo 250 palavras. Em resumos de Artigos Originais (Pesquisa) é obrigatório que o mesmo esteja organizado de forma a conter os itens: Objetivos, Métodos, Resultados e Conclusão. Descritores: Os autores devem indicar até três descritores nas 3 versões (Português e Inglês), que representem a temática abordada no manuscrito. Deve-se utilizar o vocabulário estruturado Descritores em Ciências da Saúde (DeCS/ Bireme) (http://decs.bvs.br) / MALHAGEM (PUBMED). 

Texto/ Conteúdo
A seção do manuscrito deverá iniciar como seqüência da seção anterior.  Deve apresentar, preferencialmente, as seguintes subseções: 1. Introdução; 2. Métodos; 3.Resultados e Discussão 4. Conclusão; 5. Agradecimentos (opcional); 6. Referências. (Vancouver) limite de referências até 20.

Apêndices e Dados Complementares
Apêndices na forma de tabelas ou gráficos que não possam ser incluídos no corpo do manuscrito deverão aparecer após as referências. Os autores devem fazer a citação descritiva no texto informando que a tabela ou gráfico encontra-se no apêndice. A revista aceita materiais complementares eletrônicos para apoiar e melhorar a descrição do trabalho científico. Os arquivos complementares têm a finalidade de oferecer ao autor possibilidades adicionais de publicar aplicações de suporte (softwares), vídeos, seqüência de animações, áudios, formulários e questionários. Estes arquivos deverão ser disponibilizados sem que haja necessidade de qualquer processamento, sendo recomendados arquivos com formato compatível para acesso internet(www). Os autores devem submeter estes materiais suplementares, se for o caso, juntamente à submissão do artigo e oferecer uma citação descritiva para cada arquivo.

Item 2 – FORMATAÇÃO DO MANUSCRITO DO ARTIGO

Formato do Arquivo
Os manuscritos devem ser editados em processador eletrônico de texto (preferencialmente Microsoft Word ou OpenOffice), utilizando-se um arquivo no formato.DOC (Documento de Texto do Word), .RTF (Rich Text Format) ou .ODT (ODF Document Format, do OpenOffice ou BrOffice) Espaçamento 1,5 cm Margens 2,5 cm em todos os lados, tamanho A4, sem colunas. Fonte Times Roman tamanho 12. Termos estrangeiros ao longo do manuscrito devem ser grifados em itálico, com exceção dos nomes próprios.

Unidades de Medidas
As unidades de medida devem ser abreviadas com exatidão.

Abreviações
As abreviações podem ser usadas para evitar a repetição, mas somente usando-se a forma consistente dentro de um domínio. Abreviações devem ser introduzidas entre parênteses após a frase completa ter sido apresentada pela primeira vez no manuscrito (em seu corpo propriamente, não nos metadados). As abreviações devem ser evitadas em títulos, subtítulos e no resumo. A colocação de pontos ou espaços nas abreviações deve ser evitada.

Figuras, Tabelas e Gráficos
As figuras e tabelas, incluindo gráficos, fotografias, esquemas, telas de computador e outros devem ser incluídas no manuscrito em seu local apropriado (no máximo 8 tabelas/gráficos/figuras/fotos/esquemas/telas de computador). As tabelas devem ser acompanhadas de cabeçalho e numeradas consecutivamente em algarismos arábicos. O mesmo se aplica para as figuras ou gráficos.

Imagens geradas por computador, tais como gráficos, deverá ser anexada, sob a forma de arquivos no formato Jpg, Gif ou Tiff  com um resolução mínima 72 dpi, para formato eletrônico e em tamanho suficiente que permita clara leitura. As telas de computador devem ser completamente legíveis.

Agradecimentos
Aqueles que contribuíram para a confecção do manuscrito, mas não se enquadram como autores (co-autores), como definido acima, deverão ser listados na seção de Agradecimentos. Os autores devem revelar se tiveram algum tipo de assistência (financeira ou não) e identificar a entidade que providenciou este tipo de assistência. Apoio financeiro como bolsas de estudo e pesquisa devem também ser mencionados na seção de Agradecimentos.

Citação de Referências
Cada citação de referência deve ser identificada no texto por números sobrescritos (exemplo, "... conforme terminologias médicas controladas3"...) de acordo com sua ordem de entrada e deve estar listada no final do manuscrito em ordem numérica.  O estilo de listagem de referência adotado é o de Vancouver (consulte http://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html). Abreviações para revistas são aquelas usadas no MeSH (http://www.nlm.nih.gov/mesh), publicadas pela U.S National Library of Medicine. Referências a documentos eletrônicos deverão ser acompanhadas de sua URL completa e a data da última visita. Preferencialmente deve-se usar WebCite (http://www.webcitation.org) para referências na web para manter sua citação na web permanente.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.